(85) 3278 4008 (85) 99987 1144 - 24h icone facebook icone instagram

11 alimentos que devem ser evitados durante a gestação.

11 alimentos que devem ser evitados durante a gestação

Quando uma mulher descobre que está grávida, a primeira coisa que deve ser feita é, obviamente, procurar um médico. E nesta ocasião, é muito importante que as futuras mamães perguntem aos seus médicos o que elas podem e o que não podem ingerir ao longo da gestação.

Alguns alimentos e algumas bebidas podem pôr em risco a saúde da mãe e do bebê, por isso é fundamental informar-se e ser acompanhada por profissionais especializados.

Preparamos uma lista com 11 alimentos e bebidas que devem ser evitados ou devem ter seu consumo reduzido na gravidez. Lembrando que, cada gestante deve seguir uma dieta elaborada de acordo com seu histórico e particularidades. Nossa lista contém apenas alguns dos alimentos que possuem restrições de modo geral às grávidas. Portanto, consulte seu médico para saber qual a melhor dieta pra você, ok??

Vamos lá!

1. Sushi

Todos os peixes crus podem ser perigosos para as grávidas, pois são potenciais hospedeiros do parasita anisakis. Como o sushi é uma das iguarias que mais se consome contendo peixe cru, é preciso ter muito cuidado!

2. Carnes cruas

As carnes cruas e malpassadas são proibidas! Toda a carne consumida ao longo da gestação deve ser bem assada ou bem cozida afim de evitar a toxoplasmose. Se você, gravidinha, costuma comer aquele churrasco sangrando, ou aqueles presuntos e salames crus importados, deixe-os de lado durante a gravidez. 9 meses passam rápido e a sua saúde e a de seu bebê agradecem.

3. Queijos Gorgonzola, Camembert e Brie

Estes queijos devem ser evitados porque podem conter bactérias que causam a listeriose – doença provocada por uma bactéria, a listeria, que está presente na carne crua, mariscos, frutas, vegetais, defumados e queijos não pasteurizados.

4. Ovo cru ou malpassado

É especialmente perigoso porque contém a avidina (na clara do ovo), uma substância que impede a absorção de vitamina H.

5. Bebidas Alcoólicas

Bebidas Alcoólicas

Segundo alguns estudos, o feto recebe o álcool na mesma medida da mãe e, como não há certeza sobre a quantidade de álcool que pode prejudicar a criança, é melhor abster-se completamente.

6. Verduras cruas não lavadas

Verduras cruas não lavadas

As matérias-primas vegetais devem ser cuidadosamente lavadas e desinfetadas antes de serem consumidas, pois podem conter o parasita que causa a toxoplasmose.

7. Café

Pode ser consumido, mas com moderação. Recomenda-se não consumir mais que duas xícaras pequenas ao dia. Já as grávidas que sofrem de insônia ou labirintite, devem consultar seus médicos para saber se podem ingerir a bebida durante a gestação.

8. Açúcar, doces, refrigerantes e adoçantes

Devem ser ingeridos com moderação para evitar os picos glicêmicos. Sem falar que estes itens são pouco nutritivos. Os adoçantes artificiais a base de moléculas químicas também devem ser evitados. Atualmente o mercado oferece substitutos saudáveis e saborosos.

9. Atum enlatado

O consumo de peixes grandes, como atum e peixe-espada, deve ser limitado porque estes peixes tendem a acumular mais mercúrio, contém uma quantidade maior de sal e menos propriedades nutricionais do que o peixe fresco.

10. Moluscos

Você só poderá consumir moluscos se forem muito bem cozidos, para evitar a contaminação por salmonella – grupo de bactérias que ataca o trato intestinal. Portanto, nada de consumir ostras cruas!!

11. Cogumelos

Você só poderá ingerir cogumelos se tiver 100% de certeza de que são frescos e comestíveis. Mesmo os considerados comestíveis, mas não frescos, podem desenvolver substâncias perigosas. Então, muita atenção no consumo deste item.

Esperamos que estas dicas tenham lhe ajudado! A alimentação é um ponto crucial na gravidez e nós, da Criocord, desejamos que você desfrute deste momento da melhor forma possível!

icone-contato-rodape

(85) 3278 4008

(85) 99987 1144 - 24h

criocordcomercial@gmail.com
Rua Isac Amaral, 190
Dionísio Torres CEP 60135-232
Fortaleza - Ceará