3 vacinas que toda gestante precisa tomar

 

 

Mesmo antes do bebê nascer as mamães precisam colocar em dia as doses das vacinas para a prevenção de vários tipos de doenças, tanto para ela quanto para o bebê. Por isso, não deixe para depois!

As vacinas aplicadas nas futuras mães promovem a produção de anticorpos que são transmitidos via placenta para o feto (durante a gestação) e da amamentação (após o parto), imunizando o bebê de algumas doenças nos primeiros meses de vida.

Então, tire sua caderneta de vacinação do armário e confira se você já foi imunizada anteriormente, se você não lembra se já foi vacinada, procure um posto de saúde e verifique a necessidade de tomar doses de reforço.

Abaixo listamos as 3 principais vacinas que toda gestante precisa tomar. Todas estão disponíveis na rede pública e não contêm vírus ou bactérias vivas, por isso não oferecem nenhum risco ao bebê.

1. Influenza (gripe)

 

 

Protege do vírus da gripe e também de quadros mais graves, como internações por bronquite e pneumonias.

Quando posso tomar?

Pode ser tomada em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, para as mamães que não tomaram durante os nove meses, em uma dose única.

2. Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche)

 

 

Essa vacina é muito importante, pois além da proteção contra a Coqueluche, a vacina dTpa também protege contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos impróprios e contaminados usados para cortar o cordão umbilical.

Quando posso tomar?

Gestantes de 27 a 36 semanas podem tomar a dose da vacina no posto de saúde mais próximo.

3. Hepatite B

 

 

É comum a transmissão da doença durante a gravidez, sendo assim, é muito importante que a mãe se previna para não infectar o bebê. Crianças infectada por Hebatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.

Quando posso tomar?

A partir do 2º trimestre da gestação, em 3 doses. Caso a mãe já tenha sido vacinada anteriormente, não é necessário tomar o reforço da dose durante a gravidez.

A vacinação não é o único ponto para a prevenção durante a gravidez. Além do acompanhamento médico, é fundamental que a futura mamãe cuide da alimentação e faça exercícios físicos para uma gestação tranquila e um bebê saudável.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de dicas e eventos para gestantes!

Confira o artigo: Mudanças na pele durante a Gravidez

icone-contato-rodape

(85) 3278 4008

(85) 99987 1144 - 24h

criocordcomercial@gmail.com
Rua Isac Amaral, 190
Dionísio Torres CEP 60135-232
Fortaleza - Ceará