(85) 3278 4008 (85) 99987 1144 - 24h icone facebook icone instagram

8 dicas preciosas para combater os enjoos da gravidez!

8 dicas preciosas para combater os enjoos da gravidez

Muitas mulheres sofrem de enjoos na gravidez, algo que não oferece nenhuma consequência para a criança mas que pode ser bastante incômodo para a mãe.

Por que acontece?

Ainda não está claro o porquê das náuseas durante a gravidez, no entanto, várias hipóteses têm sido propostas. A explicação mais aceita seriam os hormônios da gravidez: os níveis de certos hormônios aumentam, principalmente gonadotrofina coriônica (mais conhecida como beta-hCG) e estrogênio.

Náuseas e vômitos também podem ser uma estratégia evolutiva para manter a mulher e seu bebê longe de alimentos inseguros, especialmente no primeiro trimestre, um momento muito delicado em que ocorre a formação de órgãos da criança. Na verdade, alguns estudos sugerem que nos primeiros meses de espera as mulheres desenvolvem aversão a alimentos ou substâncias particularmente nocivas, como álcool, café, nicotina, mas também peixe, ovos e carne que, se consumidos crus ou mal cozidos, podem ser veículos de infecções de origem alimentar perigosas.

Se você é uma destas mães que vive o drama dos enjoos da gestação, confira esta série de conselhos para amenizar esta reação tão comum:

1. Evite alimentos gordurosos e muito condimentados.

Cuidado com a desculpa de que grávida pode comer tudo e deve comer por dois. Tenha moderação com alimentos gordurosos e condimentados, principalmente se há propensão ao enjoo.

2. Diminua as porções das suas refeições.

Fazer refeições frequentes e em pequenas porções deixam as gestantes mais tolerantes a enjoos. O ideal é fazer as 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e fazer um lanche no meio da manhã e outro no meio da tarde.

Se isso não for suficiente, você pode fragmentar sua alimentação em pequenas refeições ao longo do dia, mordiscando um biscoito, comer uma banana, mastigar algumas amêndoas ou sementes de abóbora, de modo que o estômago não se esvazie e a náusea diminua. Tudo isso, claro, deve ser acordado com seu médico.

3. Evite alimentos com cheiros fortes.

Não existe uma regra fixa, cada mulher sabe o que tolera menos. Considere ingerir alimentos que desprendem aromas menos marcantes, ou então opte por refeições frias (pois exalam menos odor).

4. Petisque ao levantar.

Se o seu enjoo ocorre exclusivamente pela manhã. Você pode manter ao lado da cama potinhos com frutas secas e ingeri-las antes mesmo de se levantar. Desta forma, você irá aumentar seus níveis de açúcar no sangue, o que pode aliviar a náusea.

5. Beba bastante líquido.

8 dicas preciosas para combater os enjoos da gravidez

Descubra o que faz você se sentir melhor: água, sucos ou bebidas carbonatadas (mas sem cafeína). Ingira em abundância, mas sempre em pequenos goles. Possíveis alternativas para as bebidas são os frutos que contêm muita água, como melão e melancia, sorvete de frutas e cubos de gelo.

6. Use roupas confortáveis, que não apertem na cintura.

Parece ser um detalhe, mas roupas que comprimem o abdômen causam enjoo sim. Algumas grávidas demoram a perceber que algumas roupas vão ficando apertadas e acabam provocando um desconforto e enjoo. Portanto, tenha o cuidado de usar roupas leves!

7. Tente distrair-se.

8 dicas preciosas para combater os enjoos da gravidez

Às vezes, o medo de ter enjoo aflige tanto a gestante que, quando ele de fato vem, parece ainda mais intenso. Tente distrair-se com um bom livro, um bom filme, um passeio, uma conversa com um amigo, meditações, música… Tirar o foco da náusea pode aliviar bastante.

8. Se o desconforto tornar-se grave, fale com o seu médico!

Se você perceber que seu enjoo está muito forte e que está comprometendo muito o seu bem-estar geral, não hesite em procurar seu médico! Existem algumas soluções não-farmacológicas e farmacológicos que podem lhe aliviar, desde que sejam indicadas pelo médico que lhe acompanha. Nada de se arriscar em receitas caseiras e automedicação.

Esperamos que estas dicas tenham lhe ajudado. Assine nossa newsletter e continue por dentro das notícias e eventos da Criocord!

Fontes para este artigo: página Web Site da informação do site do sistema de saúde britânico, Página WebMD, o líder de linhas de ginecologistas americanos sobre náuseas durante a gravidez, aconselhando Stefano Bianchi, diretor da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital San Giuseppe di Milano.

Confira o artigo 6 Dicas importantes para grávidas de primeira viagem!

icone-contato-rodape

(85) 3278 4008

(85) 99987 1144 - 24h

criocordcomercial@gmail.com
Rua Isac Amaral, 190
Dionísio Torres CEP 60135-232
Fortaleza - Ceará