Vamos falar um pouco sobre quais doenças as células tronco podem tratar. O sangue do cordão umbilical contém as células-tronco hematopoéticas. Estas células  originárias do sangue e da medula óssea são capazes de serem diferenciadas (transformadas) nos diferentes tipos de células no sangue – glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Vários são os tratamentos onde as células-troncos  hematopoéticas são utilizadas. São usadas para tratar doenças e condições do sangue, como leucemia, doenças do sistema imunológico e para restaurar o sistema hematológico após o tratamento para tipos específicos de câncer.

A literatura médica elenca mais de 70 doenças que podem ser tratadas com o uso das células-tronco hematopoiéticas. Veja abaixo uma lista de Quais doenças as células tronco podem tratar.

Algumas doenças:
* Leucemia aguda
* Leucemia mieloide crônica;
* Leucemia mielomonocítica crônica;
* Linfoma;
* Anemias graves;
* Anemias congênitas;
* Hemoglobinopatias;
* Imunodeficiências congênitas;
* Mieloma múltiplo;
* Síndrome mielodisplástica hipocelular;
* Imunodeficiência combinada severa;
* Osteopetrose;
* Mielôfibróse primária em fase evolutiva;
* Síndrome mielodisplásica em transformação;
* Talassemia major.

Mais de 10 mil transplantes com o uso do sangue de cordão umbilical  já foram realizados em todo o mundo. Para o futuro podemos esperar novos tratamentos. Há vários estudos em andamento que buscam entender melhor o papel das células-troco na medicina regenerativa.   Apesar de promissoras,  estas pesquisas ainda necessitam de maior investigação para que novos tratamentos clínicos sejam aprovados e colocados em prática pela comunidade médica.

Veja este caso interessante de uma menina que teve a medula óssea recuperada através de transplante de células-tronco do seu próprio cordão umbilical.

A Criocord é o primeiro banco de células-tronco de cordão umbilical do Ceará. Conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada formada por hematologista, hemoterapeuta, oncologista clínico, obstetra, especialistas em reprodução humana, farmacêutico bioquímico, todos preparados para orientar seus clientes no processo de armazenamento de células-tronco de sangue do cordão umbilical. Conheça melhor nossa equipe.