Como amenizar cólica na gravidez

 

A cólica gestacional pode ser considera normal, pois o útero está em total processo de adaptação. O desenvolvimento do bebê dentro da barriga pressiona ligamentos, músculos, veias e outros tecidos internos do corpo da gestante, causando um grande desconforto.

É importante que a gestante perceba a frequência e a localização das cólicas, que se forem fortes ou frequentes devem ser comunicadas ao médico.

Se você é uma gestante de primeira viagem, confira algumas dicas de como amenizar esta reação tão comum que ocorre durante a gravidez.

Alimentação

A mudança na alimentação é algo que pode trazer benefícios em relação à cólica na gravidez, já que o alimento ingerido acaba interferindo na gestação. Por isso, é indicado evitar alimentos que podem provocar gases, como o feijão, por exemplo.

Ingerir muita água é imprescindível para saúde da mãe do bebê, afinal, tudo o que a mulher ingere, passa para o bebê. A água ainda está diretamente ligada à saúde da gestação, já que determina a quantidade de liquido na placenta.

Postura

Com o peso da barriga, é normal que a postura mude. Muitas vezes, a cólica pode ter origem na compressão dos músculos, portanto, mudar de posição e atentar-se para a postura pode aliviar as dores.

Colocar os pés para cima ou deitar podem ser uma boa alternativa, já que relaxa a musculatura pélvica e diminui o inchaço das pernas.

Atividades físicas

Se a gestação estiver controlada, é possível incluir na rotina exercícios leves como yoga, pilates e alongamentos, eles ajuda a melhorar a respiração, relaxar e, consequentemente, aliviar as dores.

É importante lembrar que tudo deve ser feito com moderação e acompanhamento de especialistas.

Massagem

A massagem pode ser uma ótima alternativa para relaxar os músculos e diminuir as cólicas e o inchaço.

É importante consultar o médico obstetra antes e procurar profissionais especializadas em massagens para gestantes.

Remédios

Caso o desconforto seja muito grande e não passe com tratamentos alternativos, o médico pode indicar remédios que diminuem as cólicas específicos para gestantes. Mas cuidado, não tome nenhum medicamento durante a gestação por conta própria.

É importante que a mulher vá ao ginecologista ou obstetra quando possuir cólicas frequentes, dolorosas e que não param mesmo no repouso. Além disso, é recomendado ir ao médico se apresentar sintomas somo: sangramento vaginal, febre, calafrios, vômitos ou dor ao urinar no início ou final da gravidez.

Esperamos que estas dicas tenham lhe ajudado. Assine nossa newsletter e continue por dentro das notícias e eventos da Criocord!

Confira o artigo: 3 vacinas que toda gestante precisa tomar

icone-contato-rodape

(85) 3278 4008

(85) 99987 1144 - 24h

criocordcomercial@gmail.com
Rua Isac Amaral, 190
Dionísio Torres CEP 60135-232
Fortaleza - Ceará