Como lidar com o primeiro trimestre da gravidez?

gravidez

O primeiro trimestre da gravidez, que vai da primeira à décima terceira semana da gestação, costuma ser visto com medo e muita cautela pela maioria das mamães, especialmente as de primeira viagem. É um período que mistura a surpresa da notícia com uma série de cuidados que, de um dia pro outro, precisam ser incorporados na rotina da mãe e, às vezes, de toda a família. O pré-natal, que deve iniciar antes do início da gestação, agora tornam-se imprescindíveis as consultas com o seu obstetra.

Hoje vamos te dar algumas dicas de como lidar com esse período mágico para que ele corra da melhor maneira possível.

1. Reveja seus hábitos

Cigarro e bebidas alcoólicas estão terminantemente proibidos

Reveja seus hábitos

Sim, é um período delicado. Por isso, é tempo de rever hábitos que possam prejudicar a sua saúde e a do bebê. Obviamente, cigarro e bebidas alcoólicas estão terminantemente proibidos; mas também não deixe de procurar orientação médica e do seu nutricionista sobre a alimentação e as atividades físicas que você faz (ou deixa de fazer). Nesse momento, mesmo hábitos mais comuns devem ser orientados para não afetar o início do desenvolvimento da criança e permitir uma gravidez mais ativa e sem grandes restrições nos trimestres seguintes. O cafezinho do dia a dia, por exemplo, pode se tornar um grande vilão – e é melhor descobrir logo cedo o que evitar e no que apostar na dieta.

2. Não se automedique

Nunca use medicamentos sem o conhecimento e consentimento do seu obstetra.

Assim como em relação à alimentação, você precisará rever os analgésicos, anti-inflamatórios e demais remedinhos da nécessaire. Isso acontece porque, durante a gestação, especialmente no começo, a maioria dos remédios são vetados para não interferir no crescimento e desenvolvimento do bebê. Portanto, mesmo para a dor de cabeça do cotidiano, consulte um médico – e não deixe de perguntar quais remédios devem ser evitados a qualquer custo, por segurança. Nunca use medicamentos sem o conhecimento e consentimento do seu obstetra.

3. Descanse bastante

No início da gravidez, é comum sentir sono, cansaço, enjoos e mal estar

Descanse bastante

No início da gravidez, mais do que no restante, é comum sentir sono, cansaço, enjoos e mal estar, já que o seu corpo ainda está entendendo o que está acontecendo e vai demorar um tempinho para se acostumar com as mudanças hormonais. Por isso, aproveite para dormir cedo e buscar atividades mais tranquilas, que exijam menos esforço ou que permitam que você fique em posições mais confortáveis. O mesmo vale para o trabalho, hein? Se necessário, não deixe de conversar com seu chefe sobre mudança de função ou alteração no ambiente de trabalho para tornar esse período mais tranquilo para o seu corpo. Contudo, salvo condições fora do comum que exijam repouso absoluto, não deixe de fazer atividade física. A atividade física, dentro do padrão estabelecido e conversado com profissionais da saúde, fará muito bem a você e sua gestação.

4. Invista na medicina preventiva

Os exames são a ponte para o sucesso

As mamães devem usar e abusar desse momento para agendar todos os exames periódicos, não deve ser desconsiderado nenhum exame requerido pelo obstetra, e acompanhar cada momento do desenvolvimento do bebê. Os exames são a ponte para o sucesso: com eles, várias doenças congênitas podem ser detectadas, evitadas e até tratadas durante a gestação. A partir do que você descobrirá sobre seu corpo e o desenvolvimento do feto nos primeiros três meses, você poderá ser guiada de maneira mais tranquila e segura durante as demais semanas da gravidez, então não deixe de lado a medicina preventiva.

5. Curta o momento!

 Aproveite a gestação

Curta o momento

Ainda que seja um momento delicado e que exige cuidados especiais, mesmo para mamães saudáveis, esse é um momento de muito alegria que deve ser celebrado do começo ao fim: não deixe de entrar em grupos de mães, pensar no nome, começar a pensar no quartinho do bebê e todas essas delícias que a gestação proporciona. Aproveite a gestação. Logo logo o seu bebê estará em seus braços!

Confira o artigo: Pré-eclâmpsia: o que é e como evitar

icone-contato-rodape

(85) 3278 4008

(85) 99987 1144 - 24h

criocordcomercial@gmail.com
Rua Isac Amaral, 190
Dionísio Torres CEP 60135-232
Fortaleza - Ceará