(85) 3278 4008 (85) 99987 1144 - 24h icone facebook icone instagram

5 melhores exercícios para fazer durante a gravidez

 

Gravidez

Associar exercícios físicos a uma gravidez saudável durante o período de 9 meses até o nascimento do bebê, proporciona a mãe mais disposição, diminuição dos enjoos e do inchaço, a redução da terrível dor nas costas e articulações, sendo devidamente acompanhado.

Os exercícios na gravidez também ajudam a prevenir doenças como a diabetes gestacional e a hipertensão arterial durante a gravidez, evitando assim a pré- eclampsia.

As atividades físicas para grávidas, promovem mais disposição e mais preparo físico para a hora do parto e também uma rápida recuperação seja do parto normal ou cesárea.

Para motivar ainda mais a prática de exercícios na gravidez, A universidade de Montreal lançou um estudo que mostra que o aumento da circulação sanguínea na placenta, promovida pelos exercícios aeróbicos, potencializam o desenvolvimento cerebral do bebê, devido ao aumento da oxigenação no útero.

O tempo mínimo para a prática desses exercícios é de pelo menos 30 minutos podendo ser praticado de 3 a 5 vezes por semana.

Porém alguns cuidados precisam ser tomados:

● Não fique de barriga para cima por muito tempo;
● Ouça os sinais do seu corpo e respeite os seus limites;
● Saiba respeitar a hora do descanso.

Sintomas como tonturas, palpitações, sensação de desmaio e cansaço excessivo são sinais do corpo pedindo por descanso.

E lembre-se, comer adequadamente antes dos exercícios é essencial.

Fazer atividades físicas na gravidez de forma regular e moderada é ideal durante todo o período de gestação, porém é necessário um acompanhamento profissional, para que seja desenvolvido um programa específico de exercícios para cada período da gestação e também para cada mulher.

Algumas atividades não são indicadas por oferecerem risco às mães e aos bebês, por exemplo: esportes de lutas, equitação, patinação e esportes com bola.

Gestações que apresentam risco, como, ameaça de aborto ou parto prematuro, devem evitar a prática de atividades físicas.

Qualquer exercício no período de gravidez deve ser primeiro liberado pelo médico obstetra que faz o acompanhamento da gestação.

E vamos agora aos 5 melhores exercícios para fazer durante a gravidez.

1. O Pilates

Fortalecimento da musculatura

Gravidez

 

 

O Pilates visa o fortalecimento e o alongamento dos músculos através de exercícios suaves controlados com a respiração.

O principal benefício do Pilates para grávidas é o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, que ajuda na sustentação do peso da barriga e no parto normal, além de melhorar a postura devido ao fortalecimento do abdômen.

Este exercício pode ser feito durante toda a gravidez, podendo se tornar mais incômodo nas últimas semanas da gestação.

2. A musculação

Redução das dores nas articulações e costas

Gravidez

A musculação é uma atividade que utiliza pesos e exercícios específicos para trabalhar toda a musculatura do corpo.

O principal benefício da musculação na gravidez é a redução das dores nas articulações e costas devido ao fortalecimento da musculatura.

A musculação pode ser praticada durante toda a gravidez, porém deve-se evitar o excesso de carga.

3. Exercícios cardiovasculares

Controla o peso

Estes exercícios promovem a melhora do sistema cardiovascular como um todo, pois trabalham diversos grupos musculares simultaneamente. Os mais populares são: caminhada, corrida e bicicleta.

Seus benefícios vão desde ao controle de peso, aumento na resistência física, melhora do sistema respiratório e diminuição da ansiedade.

Os exercícios cardiovasculares para grávidas devem ser iniciados com intensidade leve nos primeiros meses, principalmente para quem não está acostumada com essas atividades.

Bicicletas convencionais oferecem risco de queda, por isso prefira as bicicletas ergométricas. Fique sempre atenta a sua frequência cardíaca e lembre-se de respeitar os seus limites, vá sempre no ritmo mais confortável.

Para as grávidas que não tinham o hábito de correr antes da gestação, o ideal é iniciar com caminhadas.

4. A hidroginástica

Pode ser realizada durante toda a gravidez

Gravidez

A hidroginástica é composta por exercícios específicos realizados dentro da piscina, seu principal benefício é a melhora cardiovascular, tonificação da musculatura e o relaxamento que a água possibilita devido à redução do peso da barriga, protegendo inclusive as articulações dos impactos das atividades realizadas.

A hidroginástica pode ser realizada durante toda a gravidez e seus benefícios são mais significativos nas últimas semanas de gestação.

5. O Tai chi chuan

 Relaxamento da musculatura

O Tai chi é conhecido como uma forma de meditação em movimento e apesar de ser uma arte marcial chinesa, a suavidade de seus movimentos trazem vários benefícios como, o relaxamento da musculatura, a redução dos sintomas da ansiedade, melhora do equilíbrio e da consciência corporal.

Este exercício pode ser praticado durante toda a gravidez, mas tome cuidado com movimentos que exigem muito equilíbrio, pois a partir do sexto mês de gestação o centro de equilíbrio é alterado devido o crescimento do bebê.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas, artigos e notícias sobre eventos.

Confira o artigo: Vitamina D: um nutriente importante para a saúde da gestante e do bebê.

icone-contato-rodape

(85) 3278 4008

(85) 99987 1144 - 24h

criocordcomercial@gmail.com
Rua Isac Amaral, 190
Dionísio Torres CEP 60135-232
Fortaleza - Ceará