Mudanças na pele durante a Gravidez

 

 

Muitas transformações acontecem na pele da gestante, principalmente devido à estímulos hormonais. Por conta disso, provoca várias alterações emocionais e físicas na mulher. Nesse caso, a pele durante a gravidez é bastante afetada por todas as mudanças, visto que esse grande órgão tem sua aparência diretamente relacionada ao equilíbrio químico do corpo.

Então, não fique  assustada se as pessoas começarem a elogiar seu rosto radioso e corado em um dia e no outro você acordar cheia de espinhas. A acne, assim como as estrias, o cloasma e a lìnea nigra são bem conhecidas na gravidez. E é sobre elas que vamos falar. Vamos là!

Acne

O surgimento da acne gestacional se dá pelo aumento da progesterona

 

Acne

 

O surgimento da acne gestacional se dá pelo aumento da progesterona, hormônio que é produzido em uma quantidade muito maior que o normal nos três primeiros meses da gravidez.

Depois desse período, a tendência é que os níveis de estrogênio passem a ser maiores que os de progesterona e a pele comece a melhorar. De qualquer maneira, cuide da limpeza do rosto e use produtos adequados para o seu tipo de pele, conforme orientação do dermatologista.

Estrias

As estrias  são comuns durante a gravidez

 

Estrias

 

As estrias na pele são comuns durante a gravidez, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas e consistem em pequenas linhas que aparecem na pele de cor rosada, que mais tarde tendem a ficar brancas. Estas linhas finas que aparecem são na realidade cicatrizes, que se formam quando a pele estira de forma rápida num curto espaço de tempo, isso acontece devido ao crescimento da barriga e mamas.

Para evitá-las, o segredo é caprichar na hidratação para que a pele se torne mais elástica. Beber muita água, usar cremes hidratantes e óleos corporais: tudo isso entra na lista. Ah, vale lembrar que a genética também influencia bastante na flexibilidade da pele. Por isso, mesmo com todos os cuidados, é difícil fugir das estrias por completo.

Cloasma gravídico

 Manchas amarronzadas que aparecem na pele do rosto e corpo da gestante

 

Cloasma gravídico

 

Cloasma gravídico ou melasma na gestação é o nome específico dado às manchas amarronzadas que aparecem na pele do rosto e corpo da gestante devido à mudança hormonal desta fase. A alteração acaba resultando no aumento da melanina, pigmento responsável por dar coloração na pele. Com isso, há a hiperpigmentação de determinada área. Os raios ultravioletas são fortes agravantes, então, um jeito de evitar que o cloasma se torne muito acentuado é sempre se proteger da exposição solar em excessiva e utilizar proteção solar.

Línea nigra

A línea nigra é outra famosa característica da pele na gravidez

 

Línea nigra

 

A línea nigra é outra famosa característica da pele na gravidez. A linha negra é uma linha mais escura que atravessa de forma vertical o meio da barriga, passando pelo umbigo e chegando até a virilha.

Essa linha geralmente começa a aparecer por volta dos 5 meses de gestação e vai ficando mais escura conforme a gravidez evolui. A linha negra é uma consequência normal da gravidez e acredita-se que ela ocorre devido à mudanças hormonais causadas pela gestação, especialmente com a liberação de um hormônio feita pela placenta que levaria ao escurecimento dessa linha e também ao escurecimento dos mamilos.

A pele durante a gestação exige cuidados especiais para que a futura mamãe continue se sentindo bonita. Invista em uma alimentação adequada para regular a oleosidade natural do rosto, apostar na hidratação externa com cremes, e interna tomando bastante água! E não esqueça de se proteger contra o sol usando filtros solares.

Consulte seu médico a respeito de todo e qualquer produto que pretenda usar durante a gravidez, ok?

Confira o artigo: Como combater o inchaço durante a gestação?

icone-contato-rodape

(85) 3278 4008

(85) 99987 1144 - 24h

criocordcomercial@gmail.com
Rua Isac Amaral, 190
Dionísio Torres CEP 60135-232
Fortaleza - Ceará