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Viva a gravidez ativa! Conheça os 5 melhores exercícios para praticar na gravidez

Viva a gravidez ativa!

Muitas mulheres têm receio de praticar atividades físicas durante a gravidez. É natural, afinal, o corpo muda, algumas inseguranças surgem e ainda persiste a crença antiga de que mulher grávida deve ficar em repouso.

Mas a verdade é que praticar exercícios durante a gravidez traz diversos benefícios para mãe e bebê. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

  • Aumenta a disposição da mãe
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Harmoniza o intestino
  • Eleva a qualidade do sono
  • Diminui o risco de diabetes gestacional
  • Evita o sobrepeso
  • Equilibra o sistema nervoso
  • Prepara o corpo da mulher para o parto

Vale ressaltar que, a prática de exercícios físicos na gestação deve ser feita SEMPRE sob orientação médica. Uma vez liberada pelo médico ou médica, existem opções muito interessantes que vão lhe dar energia e bem-estar ao longo desta jornada mágica.

Selecionamos aqui as 5 melhores atividades físicas para praticar durante a gravidez.

1. Caminhada

A caminhada é a mais simples e democrática atividade física existente. Recomenda-se à gestante caminhadas leves e diárias ao ar livre. Se você estiver sedentária, deve iniciar com caminhadas bem curtas, sempre parando um pouco para descansar.

E lembre-se: beba bastante água ao longo do percurso, a fim de evitar a hipertermia.

2. Hidroginástica

As atividades na água são as mais recomendadas para quem sofre com o sobrepeso ou tem problemas nas articulações. A hidroginástica também tem efeitos benéficos na redução do stress e da ansiedade.

 Viva a gravidez ativa!

3. Pilates

Esta atividade tem sido uma das mais recomendadas pelos médicos nos últimos anos. Seu grande benefício é o fortalecimento da coluna e, por consequência, a redução das famosas dores lombares da gestação.

Outro ponto importante é que o pilates melhora a postura, a flexibilidade e a qualidade do sono.

O pilates também beneficia o pré e o pós-parto, pois oferece exercícios direcionados ao fortalecimento do assoalho pélvico.

4. Ioga

Assim como o pilates, a ioga melhora a postura, reduz as dores nas costas, fortalece a musculatura pélvica (muito exigida na hora do parto) e aumenta a flexibilidade dos quadris e das pernas.

O grande diferencial desta atividade é o foco na respiração consciente durante a realização das posições, as chamadas Ásanas.

Em síntese, a ioga promove resistência, flexibilidade, serenidade e autoconsciência, preparando a mulher não só fisicamente, mas também emocionalmente para o momento do parto. Uma ótima opção para as mamães que sofrem com a ansiedade.

5. Dança

Para algumas mulheres, a prática de sequências repetitivas pode ser maçante. Mulheres assim, precisam de uma atividade física lúdica, dinâmica, que trabalhe o corpo de forma livre e criativa.

Se você se identificou com este perfil, talvez a dança seja a atividade ideal para praticar ao longo da sua gestação.

Há milhares de anos a dança ajuda as mulheres a se conectarem com seus ciclos e aprenderem mais sobre seus corpos. Além disso, a dança promove relaxamento, alegria e é uma forma leve de preparar-se para o parto.

As duas modalidades mais indicadas são o balé e a dança do ventre. Ambas trabalham a autoestima da mulher e sua relação com o bebê, que sente a batida da música e se acalma com os movimentos.

Lembrando apenas que as aulas não devem ser muito intensas e os movimentos de impacto são terminantemente proibidos.

Bem, esperamos que estas dicas tenham lhe ajudado!

É muito importante que você procure uma atividade prazerosa e que se adeque ao seu estilo de vida e particularidades físicas. Não adianta fazer uma atividade tediosa ou incompatível com suas características. A ideia é obter o máximo de disposição e bem-estar.

Frisamos também a importância de comunicar ao seu médico sobre qualquer desconforto, tontura, enjoo, dor ou sangramento que eventualmente surjam ao praticar um exercício físico durante a gestação.

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