Carnaval, a festa mais animada do ano está chegando e as grávidas, apesar dos cuidados redobrados, não precisam ficar de fora, mas devem tomar cuidados para que a folia não se transforme em risco para a sua saúde e a do bebê.

Para que a gestante possa curtir ao máximo estas comemorações, sem abrir mão da segurança e tranquilidade, separamos algumas dicas!

Vamos conferir?

Consulte seu médico

 Quer pular Carnaval sem se preocupar? A primeira dica é consultar o seu médico para avaliar se existe alguma restrição ou não para cair na folia. Gestantes com sangramento ou cólicas, por exemplo, precisarão manter o repouso mesmo nos dias de folia.

Hidratação

 Hidrate-se bem! Para aproveitar a folia, a gestante tem de abusar dos líquidos: água, sucos naturais, água de coco são ótimas opções para manter o corpo hidratado. Lembrando que álcool e energéticos são proibidos. A alimentação saudável e balanceada também é importante. Evite lanches de rua, então leve sempre um lanchinho para evitar jejum prolongado.

Use roupas confortáveis

 Prefira roupas leves e claras. Nos pés, conforto em primeiro lugar. Tênis e sapatilhas são as melhores opções. Apesar de todos esses cuidados, é sempre muito importante respeitar seu limite e evitar ficar muitas horas em pé.

Proteja a pele

 Festas e passeios durante os dias de folia são bem vindos, mas não se esqueçam do protetor solar e de repassá-lo a cada 2 horas.

Evite multidões

Evite locais com excessiva concentração de pessoas, principalmente gestantes no 2 e 3 trimestre de gravidez. Você não quer levar uma cotovelada ou batida forte na barriga, sem contar com o risco de queda!

Substâncias perigosas

Fuja de locais com fumaça e sprays de espuma. Você pode inalar substâncias que são prejudiciais ao bebê além de ficar sujeita a alergias e queimaduras.

Atenção: se você estiver com mais de 37 semanas, não é recomendado se afastar muito da maternidade ou da cidade em que planeja ter o bebê. Até viagens tranquilas, para locais remotos, devem ser bem analisadas com o obstetra.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de dicas e eventos para gestantes!

Confira o artigo: Como cuidar dos cabelos durante a gestação