Com a pandemia, além da preocupação com a Covid-19, profissionais da saúde tem precisado lidar com o “represamento” de diagnósticos e tratamentos de outras doenças, já que boa parte da população tem evitado frequentar clínicas e hospitais e, consequentemente, realizar exames preventivos. Entre as maiores preocupações dos especialistas está o avanço dos casos de câncer, assim como a evolução desenfreada da doença, que costuma ser tratável no início dos sintomas.

 

Por isso, em 2021, campanhas como o Outubro Rosa, que conscientiza sobre a prevenção do câncer de mama, se tornaram ainda mais importantes. O projeto, que é mundial e chegou ao Brasil em 2002, é essencial para a manutenção da saúde das mulheres, visto que este é o tipo de tumor que mais as acomete (cerca de de 24,5% dos casos diagnosticados). No entanto, homens com histórico familiar também devem estar atentos, ainda que os casos na população masculina sejam raros (1%, aproximadamente).

 

O principal objetivo da campanha é alertar para a prevenção através do autoexame (para mulheres de todas as idades) e da realização de mamografia preventiva (a partir dos 40 anos), bem como reforçar por meio de ações educativas quais os principais sintomas para estimular, se necessário, visitas a um médico especializado.

Entre os sinais que devem ser observados, estão o aparecimento de nódulos fixos na região das mamas, vermelhidão ou retração na pele dos seios, alterações e saída espontânea de líquidos do mamilo. Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço também são pontos que devem ser investigados por uma equipe especializada.

Saiba mais: a importância da célula-tronco para o tratamento de câncer

Um dos possíveis tratamentos para alguns tipos de câncer, além de dezenas de doenças degenerativas, do sistema sanguíneo e imune, ocorre através do uso de células-tronco. Para saber mais sobre os serviços de congelamento do sangue do cordão umbilical, que permite que essas células sejam armazenadas com segurança, entre em contato com o Criocord através dos telefones (85) 3278.4008 e (85) 99987.1144, do WhatsApp (85) 98970.4283 ou por e-mail (criocordcomercial@gmail.com).