A primeira infância, época que vai dos zero aos cinco anos e 11 meses de idade, é a mais importante para o desenvolvimento humano, sendo considerada a “época de ouro” do crescimento. Isso porque, nesse período da vida, o cérebro tem uma plasticidade maior, ou seja, uma capacidade maior de reagir, absorver e se adaptar a estímulos externos. Portanto, mesmo durante o isolamento, a família precisa investir em atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional dos pequenos.

Para auxiliar pais e responsáveis na difícil tarefa, o portal bebe.com.br listou algumas atividades que podem ser feitas em casa para estimular as crianças. Todas as atividades envolvem objetos que os pais já costumam ter em casa, focando também na economia financeira nesse momento de crise. Confira algumas opções:

  • Crianças de 0 a 18 meses

 

Um jogo simples e divertido pode ser feito com os pequenos no primeiro ano de vida utilizando pregadores de roupa ou presilhas de cabelo. Segurando um prato descartável ou uma cartolina, mostre ao bebê como prender os objetos na superfície e, relembrando os números, peça a ele que coloque a quantidade de pregadores solicitada no local.

Para estimular o cognitivo e o sensorial, você também pode pedir para a criança ir retirando os pregadores aos poucos, enquanto conta o número de pregadores que estão sendo tirados do pratinho. Outra opção de estímulo para os pequenos que estão na fase de começar a andar é colocar várias cadeiras em fila e, no assento de cada uma, um brinquedinho que a criança goste muito. Mostrar o brinquedo irá estimulá-la a ir, aos poucos e se apoiando nas cadeiras, buscando os objetos enquanto ensaia uma caminhada – sob supervisão atenta da família, é claro!

  • Crianças de 17 meses a 3 anos e 11 meses

Para auxiliar na coordenação motora, uma boa dica de brincadeira em casa é entregar vários potinhos de plástico – daqueles utilizados na cozinha para guardar alimentos – para a criança, com as tampas bagunçadas, para que ela vá testando até encontrar o par correto.

O modelo segue a linha de um dos tipos mais comuns de brinquedos pedagógicos, que envolve formas geométricas como círculos e quadrados. Por isso, o ideal é que sejam potes de formatos diferentes – também podem ser utilizadas cores diferentes.

  • Crianças de 4 a 5 anos e 11 meses

            Como a coordenação motora já está melhor desenvolvida nessa idade, uma ótima opção de brincadeira para aprimorá-la é uma pescaria improvisada, utilizando uma bacia e cubinhos de gelo. A ideia é estimular a criança a usar colheres para “pescar” os cubos antes que eles derretam – o que também gerará um aprendizado.

Está em isolamento há muito tempo? Uma boa ideia para aguçar a memória dos pequenos e matar um pouco da saudade de familiares e amiguinhos da escola é mostrar álbuns de família, galerias virtuais ou fotos feitas no celular para que a criança vá memorizando nomes e histórias de pessoas próximas a ela. A atividade também ensinará que, mesmo longe dos entes queridos, é possível fortalecer vínculos afetivos e criar bons momentos – lição valiosa para todas as idades.

Confira o artigo: Grávidas poderão se vacinar contra a Covid-19?